por Glenn Doman (Trechos do livro)
Nosso cérebro cresce com o uso.
Se tivéssemos que condensar tudo o que descobrimos ao longo dos últimos quarenta
anos trabalhando com crianças em uma única frase, seria esta: Estamos
convencidos de que cada criança que nasce, no instante do nascimento, tem uma
inteligência com maior potencial do que Leonardo Da Vinci jamais usou!
Aprendizagem começa no nascimento. Você pode absolutamente ensinar qualquer
coisa a uma criança tudo que você apresenta a ela, de maneira honesta e exata.
A verdade é que as crianças pequenas preferem aprender maisdoque fazer ou ter
qualquer outra coisa.
Não é verdade que aceitamos mais fácil os fatos na medida em que
envelhecemos. É exatamente o inverso. É mais fácil ensinar a uma criança de
cinco anos de idade, qualquer conjunto de fatos, do que ensinar a uma criança
de seis anos; é mais fácil ensinar a uma criança de quatro anos do que a uma de
cinco e assim por diante. E é mais fácil ensinar a uma criança de um ano uma
língua estrangeira, matemática ou o que é de natureza factual do queensinar
as mesmas coisas a uma criança de dois anos!
Você pode perguntar: "Por que eu deveria tentar ensinar algo a um
bebê?" Uma razão é que o cérebro fisicamente cresce pelo uso, exatamente
da mesma maneira que o bíceps cresce pelo uso. Há milhares de experimentos para
provar isso, não há dúvidas. A verdade é que cada vez que você envia um fato ou
mensagem auditiva ou visual para o cérebro de uma criança, você está
literalmente ampliando-o!
O cérebro humano é construído de tal forma que, durante os primeiros
seis anos de vida, ele armazena dados a uma velocidade impressionante. E não só
isso: estes dados literalmente expandem o cérebro. Esta capacidade termina por
volta dos seis anos de idade e depois disso a aprendizagem de dados brutos se
torna mais difícil, o crescimento do cérebro é essencialmente completo.
E não precisa se preocupar em "usar toda” a capacidade do seu
cérebro. O cérebro é o único computador no mundo que tem uma capacidade que,
quanto mais você põe nele, mais ele pode conter. Obviamente, quanto mais se
conhece, mais fácil será para aprender mais coisas, e é totalmente impossível
enche-lo demais.
Capacidade de aprendizagem superior das crianças
Falamos sobre três fatores na criação de superioridade intelectual:
leitura, matemática e conhecimento enciclopédico. Quando você está lidando com
um computador, fatos individuais são chamados de "bits de
informação". Quando você está lidando com uma criança eles são chamados de
"bits de inteligência".
Ensinar inteligência ao seu bebê é tão fácil como ensina-lo a ler.
Podemos adicionar algumas coisas que vão tornar isso ainda mais divertido para
você.
Você vai ensinar coisas que, na maioria das vezes, você mesmo ainda não
sabia. É importante que, enquanto você progride e aprende essas coisas, você se
lembre do jeito como você aprendeu essa informação, e que a maneira como seu
filho está aprendendo a mesma informação é muito, muito diferente.
Em primeiro lugar, seu filho vai aprender as informações muito mais
rápido do que você. (Se você está olhando para a informação: "Bem, agora
conheço este fato", um pequeno aviso talvez toque em sua cabeça, porque o
fato é que seu filho provavelmente sabia isso meses antes, e agora você deve
estar procurando novo material).
Em segundo lugar, o seu filho vai se lembrar da informação por
muito mais tempo do que você ou eu. (Seu filho não vai esquecer e de fato vai
reter a informação - especialmente se você continuar apresentando-a e usá-la em
novas formas - durante os próximos anos).
A terceira diferença entre a maneira como você aprende e a maneira como
seu filho aprende é a qualidade geral de sua capacidade de aprender.
Quando você e eu aprendemos um "bit de informação" tendemos a
memorizar o "bit" exatamente como ele aparece. Se vemos uma foto de
um rouxinol e depois entrarmos numa floresta e vermos um rouxinol, a menos que
ele se apresente exatamente da mesma forma, teremos uma grande dificuldade em
estarmos absolutamente certos de que é um rouxinol. Mas uma criança não tem
nenhuma dificuldade com isto. Ela vai sair, olhar para o céu e dizer:
"rouxinol" ou seja o que for, sem a menor hesitação.
É excelente sua capacidade de tomar qualquer informação e saber como o
objeto real é exatamente. As crianças absorvem informações muito mais
rapidamente e se lembrarão delas muito melhor,pois elas estarão ali para
lembra-las quando precisarem, e serão capazes de usar a informação na vida real
com uma qualidade muito maior do que você e eu jamais poderíamos.
Então, se você consegue se lembrar dessas diferenças, você terá tudo que
precisa para mergulhar no ensino do seu filho qualquer coisa na qual você esteja
interessado, onde esteja ele interessado, ou em qualquer pessoa do seu ambiente
familiar que esteja interessado em ensinar.(Pessoas que não costumam cuidar de
filhos por muito tempo podem perder muito tempo quando estão cuidando dos
filhos. Todos devem tentar participar do ensinodas crianças! Certamente as
crianças são capazes de aprender tudo o que você lhes apresenta! Suas mentes
estão prontas para elas! E eles podem facilmente aprender uma grande quantidade
de coisas se quisermos apenas ensiná-las!)
Como você pode usar 30 segundos
Uma das grandes questões envolvidos na multiplicação de inteligência de
um bebê é: "Como posso ter tempo para fazê-lo?" Gostaria de lhe
ensinar o que você pode fazer usando apenas 30 (trinta) segundos.
Em primeiro lugar, o seu filho olha pela janela e pergunta: "Papai,
o que é isso?" (Ele está apontando para um cachorro São Bernardo). Uma
reação sua poderia ser: "Olhe garoto, por que você não vaza um tempinho,
papai está ocupado tentando resolver o problema do Médio Oriente." Isso
vai demorar 30 (trinta) segundos. A melhor maneira de usar tal tempo seria
dizer: "É um au-au". Ou, em 30 (trinta) segundos, você poderia
responder: "É um cachorro". Isto é uma verdade totalmente ambígua,
porque se você diz "cachorro" para 50 (cinquenta) pessoas diferentes,
você receberá 50 (cinquenta) diferentes imagens visuais em suas mentes. Em 30
(trinta) segundos você também poderia dizer: "É um São Bernardo".
É verdade. Mas, nos mesmos 30 (trinta) segundos você poderia apresentar a
ele 10 (dez) fatos de imagens de cães. E se você apresentar os 10 (dez) fatos
relacionados, você terá milhões de combinações e condensações para um cão!
Imagine uma criança perfeitamente normal de dois anos de idade, que
nunca tenha visto um cachorro em toda a sua vida. Suponha que você ensinou-lhe
10 (dez) cães por meio de imagens de fatos. Alguém duvida, por um momento,
quando elasair na rua e ver um tipo de cachorro diferente, que ela nunca tenha
visto antes, que eladirá, "cachorro"? Isso significa que elausou a aprendizagem,
que ela nuca ouviu falar de combinações e condensações. Ela usou a aprendizagem
para dizer: "Dentro de 10 (dez) imagens vi condensados milhões de
cachorros. Todos eles têm quatro pernas, todos eles têm um focinho, todos eles
têm orelhas, todos eles têm caudas. Alguns são amarelos e vermelhos, alguns são
brancos, alguns são de pelo liso e alguns têm cabelos bagunçados. E essa coisa
que acabei de ver tem todos esses requisitos, portanto, é um cachorro!"
Como começar
Em primeiro lugar você deve ter certeza de que sabe exata e precisamente
o que é um "bit de inteligência". A primeira coisa que um "bit
de inteligência" deve ser é ser exato. Ele deve ter detalhes científicos
exatos. Não deve ser um quadrinho ou uma aproximação, mas deve ser tão parecido
com a coisa real, em desenho ou fotografia, quanto possível.
A próxima coisa que um "bit" deve ser é distinto. Quando
dizemos distinto, significa simplesmente que você tem um item só e não mais que
isso por "bit" — não vários, apenas um.
Em terceiro lugar, deve ser inequívoco. Para isso você terá que olhar um
rótulo e dizer, por exemplo: "Esta é uma lebre azul de montanha. Não é um
coelho, não é umanimal, mas uma lebre azul da montanha".
Finalmente, cada "bit" deve ser novo. Se isso é algo que seu
filho ainda não sabe, então é um "pouco de inteligência". Se é algo
que seu filho já sabe, pode ser um "pouco de inteligência", mas não
vai ampliar os conhecimentos dele, porque não é novo.
O primeiro passo prático para apresentarao seu bebê milhares de
"bits de inteligência" (ou fotos de fatos) é encontrar uma boa
matéria-prima para fazer os seus "bits". Gostaríamos de informá-lo
sobre várias fontes que usamos para fornecer-nos milhares de "bits de
inteligência": cartazes (no caso de "colagens", corte-os e
transforme-os em “bits” individuais. Caso contrário, seu filho nunca vai
aprendê-las ou terá grande dificuldade. Quando cortados, vai aprende-los com
muita facilidade), mapas (cortados por país), materiais de museus (imagens de
esculturas, pinturas, arquitetura etc) e, por último, livros e revistas. Mas
não todos os livros e todas as revistas vão ajudá-lo. Quando você encontrar uma
revista útil, não se esqueça de cortar os fundos e deixar apenas os
"bits" que você está procurando. Assim, você pode criar seus próprios
materiais!
Os materiais que você precisa para fornecer a seu bebê "pedaços de
inteligência" são simples, mas cada um deles é muito importante. Primeiro
pedaços de papelão tamanho A4 ou A5, branco em ambos os lados. Este cartão deve
ser grosso o suficiente para que cada fato imagem esteja firme quando você o
pegar para mostrar ao seu filho, e não pode ter possibilidade rasgar-se. Este
tamanho é bom para todos os tipos de "bits" em sua forma bruta.
Então, quando você vai para apresentá-lo, embora seus "bits" tenham
tamanhos diferentes, a apresentação será clara e organizada, porque todos os
quadros dos seus "bits" serão padronizados.
Em segundo lugar, você precisará de um marcador preto. Na parte de trás
você vai rotular seus "bits" especificamente. No início, o rótulo é
para você. Depois de que seu filho aprender a ler, você poderá virar os cartões
de "bits de inteligência" e usá-los como parte de seu programa de
leitura. Desta forma, escreva os rótulos claramente.
Em terceiro lugar, um tipo de cola (tal como um bastão de cola) é
necessário para segurar o seu "bit".
Quarta e última de todas, é claro, são os "bits" em si, com
todos os originais cortados de um modo que se tornem apenas um “bit”. Você tem
que ter certeza que tudo fica bem arrumado, tendo cuidado quando fizer os
"bits de inteligência". Quanto melhor a qualidade usada, mais fácil
será para o seu filho aprende-los, aproveitando muito mais a sua apresentação.
Depois de ter todos os seus materiais prontos, você pode começar a fazer
seus cartões.
A primeira coisa a fazer é escrever o rótulo do "pouco de
inteligência" na parte traseira. Por exemplo, para uma imagem da bandeira
da Argélia, cuidadosamente escreva "Argélia", capitalizando a
primeira letra, de modo que quando a criança está pronta para ler ele vai ver a
palavra tal como ela aparece em um livro, embora várias vezes maior. Então,cole
sua ilustração bem centrada no outro lado do cartão. Agora você está pronto
para ensinar seu filho "bits de inteligência"!
Diretrizes para a Inteligência de Ensino
Para ensinar inteligência a crianças você deve seguir as mesmas
diretrizes simples que seguiu ao ensinar seu bebê a ler. Em primeiro lugar,
você deve ter certeza de que você eliminou distrações visuais e auditivas.
Tenha um ambiente bem limpo e arrumado para ensinar. No início do ensino de
qualquer coisa isso é muito importante. Quando a criança já for veterana nisso
e você estiver muito confortável, você não terá que se preocupar tanto porque
quando você trouxer os “bits” para fora, seu filho estará ansioso para vê-los.
Mas, no começo, vale a pena eliminar as distrações.
Você também vai querer usar os momentos em que está em boa forma e seu
filho está de bom humor. Quando ele está feliz e bem descansado e com olhar
ansioso, você se sentirá assim também. Então, você estará pronto para começar!
Com uma nova categoria você começa assim: "Estes são
todosmamíferos.”“Este mamífero é um guaxinim.”“Este mamífero é um veado.”“Este
mamífero é um esquilo voador.”“Este mamífero é uma lebre da montanha
azul.”“Este mamífero é um gato selvagem” etc. Agora você não precisa mais
dizer"Este mamífero é...". Seu filho saberá claramente, muito antes,
que todos estes são chamados mamíferos. Assim, após vocêintroduzir tais “bits”,
deixa os termos anteriores e apenas diz: "veado vermelho”, “esquilo
voador”, “lebre azul da montanha" e assim por diante.
Durante o tempo que você mostra estes "bits" para seu filho,
mantém seus olhos firmemente nele, para ter certeza que ele está desfrutando,
que ele está gostando desta categoriae que ele quer progredir. Se você vê, em
qualquer momento, que ele não está interessado, deve largar os cartões
imediatamente. Afinal, você só está fazendo isso para sua informação e seu
progresso. Então, se ele não está gostando por qualquer motivo, melhor
guardá-los e mostrá-los outra hora.
Você também precisa ter certeza de que é uma categoria que ele realmente
gosta. Se você, em qualquer etapa ao longo do caminho que está fazendo,
encontrar uma categoria que não é muito interessante para ele, deixa-a para
depois, guardando-a. Talvez daqui a seis meses ou um ano isso será algo que vai
interessa-lo. Então, apresente apenas as coisas que seu filho realmente quer e
gosta. Quando você está ensinando a sua responsabilidade mais importante é
manter seus olhos nele. Você deve estar relaxado o suficiente para mostrar os
cartões, pegando-os pela parte de trás, colocando-os na frente e dizendo-lhe o
que é exatamente quando mostra-los. Você simplesmente tem que coordenar o que
você está dizendo com o que você está fazendo. Tenha cuidado para não mostrar a
coisa errada ou dizer a coisa errada.
Vamos propor-lhe que faça uma grande seleção de "bits", a
melhor que pode. Você pode ensinar 10 (dez) ou mais categorias diferentes a
cada dia. Caso não tenha muito tempo, faça apenas o que for possível. Decida-se
somente sobre aquilo com que você está confortável. Eu geralmente mostro cada
conjunto de fatos três vezes ao dia. Aqui estão alguns exemplos de categorias:
planetas, formas, coisas da casa, plantas, pássaros, cães, países, aviões,
elementos químicos e líderes mundiais. Agora, por si só, são 100 (cem)
"bits". Dez "bits" em 10 (dez) categorias. Claro que não
vou mostrar todos esses "bits" ao mesmo tempo. Numa sessão apresento
apenas uma categoria de "bits", e continuo a fazer outra coisa com
meu filho. Talvez meia hora depois ou quando for a hora certa, volto a fazer
outra categoria.
Programa de Organização
Agora vamos analisar exatamente a estrutura que você deve usar para
manter o seu programa organizado, como dar novas informações e quando aposentar
informações antigas. Vamos dizer que começamos como ensino de 10 (dez)
categorias com 10 (dez) "bits" em cada categoria por dia. No entanto,
muitas categorias que você faz a cada dia, é ideal que repita cada uma dessas
categorias três vezes por dia. Em seguida, no 11º dia, você pode adicionar um
"bit" novo em cada categoria. Você está seguindo o mesmo princípio de
"ensinar seu bebê a ler", incluindo novas categorias todos os dias. Como
há sempre informações antigas, seu filho estará sempre vendo algo velho, algo
que ele já viu por alguns dias, e algo que é novo.
A partir do 11º dia você continua a adicionar um "bit" novo
para cada categoria a cada dia e, ao mesmo tempo, aposenta um "bit"
de idade. Dessa forma, o seu filho estará vendo novas informações em uma base
diária. Isso é vital para mantê-lo feliz e interessado.
Você pode apresentar ao seu filho milhares de "bits de
inteligência" em dezenas de assuntos, por exemplo, geografia, zoologia,
biologia, etc.
Programas de Inteligência
O próximo passo na multiplicação de inteligência do seu bebê é
fornecer-lhe "programas de inteligência". Esta é uma "declaração
de fatos" que dá mais informações sobre cada "bit". Deixa de ser
um "bit" único e seus "programas de inteligência"
oferecerão mais informações sobre as centenas de "bits" que seu filho
já sabe, entrando num nível mais profundo.
Isto pode continuar por muito tempo. Bebê jovens podem aprender milhares
de "bits" muito rapidamente e muito bem. Quando seu filho ficar mais
velho, você poderá introduzir novos temas para ele usando "bits de
inteligência". Aqui estão alguns dos "bits de inteligência" que
estamos usando para alguns dos nossos alunos mais avançados: Antes caminhar na
natureza onde foram encontradas "pegadas de animais", eles serão
capazes de identificar o que eles viram no chão. Antes de ir para um planetário
mostro-lhes as constelações, para que estejam familiarizados com o que virem. Antes
de viajar com nossos filhos ao Japão, por exemplo, sempre lhes informamos tudo
o que eles verão. Assim, a partir do momento em que eles chegarem ao Japão,
estarão muito confortáveis no novo ambiente.
Outra forma de apresentar "programas de inteligência" para o
seu filho, se ele é um bom leitor, é simplesmente escrever essas declarações de
fatos sobre os cartões, assim: escolhi uma outra categoria que sei que meu
filho gosta muito: "mamíferos". Encontrei alguns bons "programas
de inteligência", algumas informações muito interessantes para apresentar
a ele. Digo: "Tenho algumas novas informações para você sobre ..." e
pego mamíferos para ler com ele. Estes "programas de inteligência"
fornecem milhares de peças de informação detalhada que sua criança vai usar
para o resto de sua vida.
Você tem que ser sensível ao tempo de vida de um "bit" para
cada criança. Se você vê que seu filho sabe uma categoria ou conhece um
"bit", então estará livre para aposentá-lo e introduzir algo novo.
Dessa forma, você vai manter seu programa otimista e emocionante e cheio de
alegria ao longo da vida.
Conclusão
Além de todas estas dicas técnicas de conselho, você precisa lembrar que
o propósito é se divertir com seu filho! Se há uma categoria que seu filho ama,
então aproveite bastante esta categoria. Se for uma categoria que sua criança
não goste, guarde-a e não se preocupe com ela. Não há realmente nada que você
não possa ensinar a seu filho. Isso é algo que toda a família desfrutará e você
só tem que lembrar que seu filho é mais novo e vai aprender essas informações
muito mais rápido.
Após ter ensinado cerca de 1000 (mil) "bits", é um bom momento
para começar os "programas de inteligência", e você poderá começa-los
diretamente, sempre que gostar de fazer isso, e sempre que o seu filho parecer
ansioso para receber essa informação. Se você está se divertindo e se seu filho
se diverte, você realmente não poderá errar. Você terá momentos lindos e ele
desfrutará de tudo o que ele aprende.
Você deve se sentir a vontade com as coisas que ensina. Se você não se
sente a vontade, não faça. Se você ensina com vontade todo dia cinco ou dez
minutos de leitura e de matemática e conhecimento enciclopédico, então faça
isso. Se você se sente a vontade sendo uma mãe profissional (ou professor) o
dia todo, todos os dias, então faça isso!
A última coisa que eu gostaria de dizer mais uma vez é a absoluta
necessidade de alegria e de respeito entre pais e filhos. Se todos se divertem
fazendo isso, simplesmente tudo dará certo.
Olá Mike, conheço os livros do Doman, até tenho alguns, "Como multiplicar a inteligência..." Como ensinar ... a ler" e "Como ensinar matemática", mas não consigo achar o livro sobre o ensino de conhecimentos enciclopédicos que você citou. Vc sabe onde posso encontrar em português?
ResponderExcluirAbs
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirInfelizmente não sei se este livaro está disponivel em Português. O conteúdo acima foi traduzido. Mas na minha experiência é só entender a ideia básica, experimentar e adaptar. Hoje em dia acho melhor usar um tablet. Ensinei todas minhas crianças a ler muito cedo, na base do método Glenn Doman, mas a gente inventou e improvisou muito. Acho que o mais importante é o tempo de qualidade que você tem com seus filhos, e mais importante do que o conhecimento é o carater, os valores verdadeiros, o carinho, o amor, aprender a entender os outros, trabalhar em equipe, amar e respeitar a natureza. Há tantas coisas importantes para ensinar, ajudando nossos filhos a entender Deus e o mundo, rs! Divirte-se com seu filho e curte a infância dele! Grande abraço, Mike
Excluircomo posso adquirir o livro como ensinar seu bebe a ler e como ensinar matemática ao seu bebe? Procurei em todas as livrarias que conheço, sebos e nada. Sabem de alguém que gostaria de vender. Tenha copia? Por favor, se souberem de algo. Estou muito empolgada
ResponderExcluir